sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

RECORDAÇÕES - I - No Tempo da Minha Infância.

Por Francisco Alves dos Santos Júnior

I

Não passava trem em Milagres-CE, TV também ainda não existia, então a diversão dos jovens casais era fazer filhos, e foi assim que ganhei 12 irmãos, 9 garotas e 3 rapazes. Eita! O meu Pai só faltava era ficar doido, quando não endoidava de verdade, p'ra dar d'comê pra tanta gente. E pra pagar a Escola, comprar os uniformes, os livros e os restos das coisas.

Do frango, em dia de aniversário, tudo era aproveitado, até suas pernas magras e os seus dedos e nestes até que tinha uma gordurinha gostosa.

Na Sexta-Feira comia-se filé de boi, meu Pai era amigo de Antônio de Ciço, marchante que nos garantia esse luxo, pelo mesmo preço das carnes menos nobres, mas, como era muita gente, minha Mãe(que saudade!) esmerava-se no corte da iguaria, de forma que dava certinho um pedaco(até grandinho) p'ra cada um.

No resto da semana, a mistura era carne de criação, assim chamados bode(muito farto) e carneiro(bem raro). Além de bem mais baratos, tinha a vantagem dos ossos bucos, cheios de tutano e a quantidade maior, metade de um desses animais só pro almoço e então nos fartávamos.

Arroz e feijão, panelões imensos, eram à vontade, vinham da roça do meu Pai.

A única verdura, que eu lembre, era tomate, que plantávamos no quintal e as vezes comprávamos na feira ou no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário